Gripe Canina

Assim como os humanos, oscães também são acometidos pela gripe. No caso deles, a gripe é chamadaTraqueobronquite Infecciosa Canina, mais conhecida como “Tosse dos Canis”.

Essa infecção respiratóriamanifesta-se de forma branda e tem evolução benigna quando é causada poragentes virais (geralmente Parainfluenza), mas quando há infecção pela bactériaBordetella Bronchiseptica, o epitéliorespiratório sofre lesões mais graves predispondo o animal a infecçõessecundárias e agravamento do quadro. Trata-se de uma infecçãorespiratória aguda e altamente contagiosa que resulta em uma tosse persistentee estridente, podendo variar de uma doença com quadros isolados, brandos eautolimitantes até a uma broncopneumonia fatal em ninhadas inteiras de cães.

Uma medida de proteção paraa doença é a vacinação. A vacina Pneumodog contém os agentes que predispõe oanimal a contaminação secundária (Parainfluenza tipo 2 e Bordetella Bronchiseptica)é administrada no esquema abaixo:

Primovacinação: Realizada emduas doses: Filhotes à partir de 8 semanas de idade e reforço após 3 semanas daprimeira dose.

Reforço anual: 1 ano após aprimeira dose.